Pink Stuff on Instagram

04 outubro, 2016

Rosácea - Como cuidar da pele com Rosácea .


A rosácea é uma doença inflamatória da pele , esta é uma doença crónica , cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas , especialmente nas bochechas , nariz , testa e queixo . Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afecta mais as mulheres que os homens .


Quando os primeiros sintomas aparecem , podem ser confundidos com queimaduras solares , conforme a doença se agrava , a vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia .

A rosácea provoca vermelhidão no rosto e pode produzir pequenas elevações na pele , semelhantes ao acne , daí também ser chamada por alguns de acne rosácea .

A rosácea é considerada uma doença crónica da pele , incurável e caracteriza-se por alternância entre períodos de melhora e agravamento . Ao contrário do acne comum , a maioria dos pacientes com rosácea não melhoram com o passar dos anos , pelo contrário : se não houver tratamento , a doença torna-se cada vez mais evidente .

Sintomas da Rosácea :

- Vermelhidão facial . Pequenos vasos sanguíneos no nariz e bochechas , muitas vezes incham e tornam-se visíveis
- Protuberâncias no rosto que se assemelham ao acne .
- Secura ocular e pálpebras avermelhadas com irritação e inchaço .
- Nariz alargado . Raramente , a rosácea pode engrossar a pele do nariz , fazendo com que este adquira um aspecto grosseiro .
 

  .    

Tipos de Rosácea . 

Existem cinco subtipos de rosácea , que variam conforme ela se manifesta :

- Eritemato telangectasia : A pele adquire um tom avermelhado , rosado e diminutos vasos (telangectasia) tornam-se evidentes , principalmente na região centro facial , próximo ás laterais do nariz . O avermelhado pode ser agravado por vários factores , entre eles , o álcool , , sol , stress , exercícios físicos e calor . Quem possui a rosácea pode ter a sensação de picadas na pele e sensação de ardor . Neste caso a pele é mais sensível e não se pode usar cremes abrasivos ou ácidos .

- Rosácea pápula pustulosa : Neste tipo de rosácea , soma-se ao tom avermelhado e aparecimento de lesões pápulo-pustulosa em surtos , como se fossem espinhas . Neste tipo , a rosácea lembra o acne - tanto que por muito tempo foi chamada de acne rosácea .

 - Rosácea Ocular : Atinge a região dos olhos . Cerca de 20% dos casos são descobertos numa ida ao oftalmologista . Os sinais da doença é uma inflamação (chamada blefarite) com avermelhamento e descamação na zona das pestanas . Este tipo é o mais grave , pois pode evoluir para a perda da visão .

- Granulomatosa : A sua característica principal é o aparecimento de pequenos nódulos acastanhados na face . Cerca de 15% dos pacientes com a doença podem ter lesões em outros locais . O seu diagnóstico é difícil e requer um alto grau de suspeição por parte do dermatologista .

- Rosácea fimatosa : Este é o tipo menos frequente de rosácea . Será um estado fina da doença . A pele torna-se espessa , endurecida , avermelhada , com poros muito dilatados . A rosácea fimatosa é caracterizada pelo aumento e infiltrações de áreas como as glândulas sebáceas  do nariz e é comum em homens com mais de 50 a 60 anos .

Causas da Rosácea :

- A causa da rosácea ainda não é totalmente conhecida , mas estudos apontam para uma combinação de factores hereditários e ambientais . Sabe-se que a doença surge por uma combinação de vários factores , entre eles, anormalidades no sistema imunológico , reacções inflamatórias a microrganismos da pele , lesões por raios ultravioleta e disfunção dos vasos sanguíneos .

- Para a rosácea mais comum , algumas práticas simples já podem piorar o problema , entre elas : bebidas ácoolicas , temperaturas extremas , exposição solar , stress , exercício extenuante e muitos banhos quentes .

- Nas pesquisas sobre os mecanismos fisiopatológicos causadores da rosácea , a teoria mais aceite no momento é a de que o sistema imunológico inato , que é a primeira linha de defesa do nosso complexo sistema imunológico , age de forma intensa quando exposto a determinados estímulos externos , como os raios solares , traumas físicos ou químicos ou germes presentes na pele . 
Esta resposta anómala do sistema imunológico inato provoca inflamações da pele e dilatação dos seus pequenos vasos sanguíneos mais superficiais , levando à vermelhidão , sensação de calor  e ao aparecimento de pequenos vasos no rosto .

- Entre os germes que podem estar relacionados à rosácea , existem dois que se destacam : o ácaro Demodex folliculorium e a bactéria Bacillus olenorius , ambos normalmente presentes na nossa pele . 



A rosácea , em principio não tem cura . No entanto , com o tratamento adequado , a maioria das pessoas consegue controlar os sintomas e evitar que a doença se agrave . Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso , bem como a dosagem correcta e a duração do tratamento . As pessoas que sofrem de rosácea e fazem tratamento prescrito pelo médico devem seguir sempre à risca as orientações médicas e nunca se auto medicarem . Nunca interromper o uso do medicamento sem consultar um médico antes .

Cuidados em casa : 

Além de evitar factores agravantes e seguir o tratamento indicado pelo dermatologista , adoptar hábitos simples ajuda a combater a sensibilidade da pele . É recomendado o uso do protector solar , sabonete de enxofre e pH fisiológico , além do uso de água termal .

- Quem gosta de maquilhagem para disfarçar a vermelhidão do rosto deve preferir produtos hipoalergênicos , corrector  no tom verde , que neutraliza a cor vermelha da rosácea . É melhor do que usar uma camada muito grossa de base , que pode irritar ainda mais a pele .

- No tratamento natural para a rosácea , o gel de aloe vera e a água de rosas têm sido usados para aliviar e prevenir os sintomas de rosácea na pele , assim como o pepino , pode ser usado para diminuir a sensibilidade dos olhos para o tratamento da rosácea ocular . Estes tratamentos naturais são recomendados para prevenir os sintomas da rosácea , com o beneficio de não provocar efeitos secundários como outros tratamentos .

Cosméticos Para a Rosácea :

Os cosméticos não vão resolver o problema , eles são coadjuvantes no tratamento e ajudam a manter a aparência da pele saudável .



 1 - Rosaliac Ar Intense La Roche-Posay - Tratamento anti-vermelhidão 



2 - Redness Solutions Daily Relief Cream Clinique - Cuidado hidratante facial diário 

3 - Redness Solutions Instant Relief Clinique  - Pó compacto efeito matificante

    
4 - La Roche-Posay Rosialiac CC Créme
5 - Eau Thermale Antirougeurs Avéne - Tratamento anti vermelhidão


6 - Anna Pegova Emulsion Equilibrante - Hidratante para rosácea 



7 - Roséliane Creme Anti-Vermelhidão Uriage


           

    

3 comentários:

  1. Poor acaso conhecia e via na rua pessoas que tinham este problema e não sabia porquê. Agora já sei!!
    Obrigada pelo post, :)

    ResponderEliminar
  2. Felizmente não tenho isto, mas é sempre bom saber. Obrigada pela informação.

    ResponderEliminar
  3. Vivo com esse terrível problema na pele ,se tomo sol ,se tomo banho quente ,se uso qualquer produto abrasivo e como se jogasse óleo quente em cima ,tem a cosseira e ardência também que incômodo demais ,a cada vez que vou ao médico ele me receita tetraciclina e rozex ,mas quando paro volta tudo ,enfim , é um terror😒

    ResponderEliminar